Dotô, outra pessoa pode amamentar meu filho?

leite-materno-dia-muncial
Fonte: Facebook do Ministério da Saúde. A Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015 , institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio.

Não!

É comum que muitas pessoas tenham essa dúvida quando o assunto é amamentação, principalmente, porque antigamente este era um hábito bastante comum. Quem nunca ouviu falar em mãe de leite?

Pois é… o problema é que ao longo dos anos, novas doenças surgiram e, graças ao avanço da medicina, foi descoberto que algumas delas podem ser transmitidas através do leite materno. Foi a partir dai que o aleitamento cruzado, aquele quando outra pessoa amamenta o seu filho, começou a ser desaconselhado. Vários vírus, como o HIV e HTLV, podem ser transmitidos através do leite e causam doenças com consequências para o resto da vida! Remédios também podem passar pelo leite materno e ter efeitos prejudiciais à saúde das crianças.

Em contrapartida, sabemos de todos os benefícios do leite e do aleitamento materno, não é mesmo? O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida e ainda transfere os anticorpos maternos da mãe para o filho, sendo uma forma importante de proteção. Além disso, a amamentação ajuda a construir a relação mãe-filho, já que é um momento em que há grande troca de emoções e carinhos.

Para isso é que existem centros especializados com os chamados Bancos de Leite! Nos casos em que a mãe ou o bebê possuam algum impedimento ao aleitamento é possível adquirir leite humano, doado por diversas mulheres, que antes foram testadas para as doenças transmissíveis. Após doado, o leite passa por um longo processo de pasteurização. Essa é a única forma segura de um bebê receber um leite materno que não seja da sua própria mãe.

Proteja o seu filho, não pratique aleitamento cruzado!

E se você está amamentando e produz bastante leite, por que não doar a um Banco de Leite e ajudar muitos bebês que precisam? Dia 19 de maio é o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, veja como participar entrando em contato com o banco de leite mais próximo de você (https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs). Para sua comodidade, os Bancos de Leite podem inclusive buscar o leite na sua casa. Tenha mais informações no site : https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh.

Informe-se e participe dessa iniciativa!

GLOSSÁRIO:

HIV: sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana.

HTLV: sigla em inglês para o vírus T-lifotróico humano. Vírus que afeta seres humanos e pode estar associado a leucemia de célula T e paraparesia espástica tropical.

Pasteurização do leite humano: é um tratamento realizado através de calor que tem como objetivo inativar os microrganismos presentes.

É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.
(Dotô, é virose?)
Texto realizado pelas alunas de pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, Bárbara Almeida Ferreira e Renata Caetano Kuschnir, sob a orientação da Dra Elba Lemos e Dr Márcio Bóia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s