Dotô, se eu beijar meu bebê ele pode morrer?

bebe

Há alguns dias foi perguntado ao dotô, por uma mãe preocupada, se ela podia beijar o filho dela recém-nascido no rosto, pois ela havia visto uma notícia (essa aqui) de que uma criança havia morrido por um vírus após ser beijada por alguém ainda no hospital depois de nascer.

A resposta, por mais incrível que pareça, é sim. Realmente um pai, uma mãe ou um parente pode matar uma criança recém-nascida com um beijo. É de se preocupar, não é mesmo? Mas fiquem calmos mães e pais, há uma explicação para isso e a probabilidade disso acontecer é bem pequena.

Primeiro vamos às explicações. Qual é a causa da morte do bebê? A explicação dada pelo hospital foi que o bebê morreu de herpes. Aí você já deve estar começando a ficar preocupado, pois você tem herpes e está ficando com medo de beijar o seu bebê. Antes de tudo saiba que existem oito vírus considerados “herpes”, pois fazem parte da família Herpesviridae. Os vírus mais conhecidos são os vírus Herpes Simplex do tipo I e Herpes Simplex do tipo II.  São estes vírus que formam as vesículas herpéticas (ou feridas) na boca, no rosto, nas genitálias e em qualquer parte do corpo. Essas vesículas estão cheias de vírus que podem ser transmitidos diretamente para outras pessoas pelo contato direto (pelo toque ou beijo) ou por contato indireto (por exemplo, ao se beber no mesmo copo que uma pessoa infectada pelo vírus e que possuí essas vesículas). Se você resolveu ler a notícia do link aí de cima, pode ter percebido algo de errado, pois a notícia diz que a criança foi infectada por alguém que possuía uma afta. As aftas não são causadas por nenhum vírus da família Herpesvíridae e a transmissão dos vírus Herpes Simplex do tipo I e II só ocorre da maneira explicada acima, ou seja, essa notícia contém um erro absurdo.

Já que agora conhecemos o vírus que infectou a criança, resta saber por que esse vírus causou sua morte. A resposta não é muito complicada. Como todos sabem, um bebê recém-nascido ainda não tem uma boa imunidade, o que é um prato cheio para infecções virais. A fraca imunidade possibilita ao vírus se multiplicar (replicar) com facilidade e, consequentemente, possibilita à pessoa apresentar mais sintomas relacionados à infecção pelo vírus. No caso do herpes, quando a infecção ocorre em um bebê recém-nascido, a doença é chamada de herpes neonatal. A infecção tem tratamento, como aconteceu inicialmente no caso da menina, mas pode levar à morte em 25% dos casos, mesmo se tratados. A transmissão, geralmente ocorre quando o bebê entra em contato com vesículas encontradas na vagina da mãe no momento do parto normal. Na hora do parto, pelo estresse, essas vesículas se abrem e o bebê se infecta. Mas a transmissão pode ocorrer também quando o bebê é beijado por pessoas infectadas pelo vírus, como foi o caso da paciente que morreu. Para a infecção ser transmitida por um beijo, é necessário que o bebê tenha uma lesão ou a secreção da vesícula tenha entrado em contato com mucosas do bebê como a boca.

Então agora sabemos que um bebê pode sim morrer por um beijo amoroso, mas desavisado do pai ou da mãe. Será que, por isso não podemos mais beijar um bebê recém-nascido? Bom, geralmente o pediatra do bebê pede para evitar beijar um bebé recém-nascido no rosto até, pelo menos, um mês de nascimento, não apenas para tomar cuidado com o herpes neonatal, mas também para não transmitir para o bebê outras infecções bacterianas e virais (lembrem-se, o bebê tem a imunidade bastante fraca). Então, o problema não é só do herpes e sim de várias infecções que podem deixar o seu bebê doente. O que se pode fazer é tomar cuidado com o bebê e com a maneira que você trata ele. É lógico que você vai querer beijar seu bebê (e abraçar e apertar e morder a barriguinha e apertar a bochecha e morder o pezinho…), mas tome cuidado com o excesso.

Anúncios

2 respostas em “Dotô, se eu beijar meu bebê ele pode morrer?

    • Olá Priscila, não quer dizer que você não possa beijar o seu filho. O problema é que se você beijar seu filho recém-nascido e o vírus estiver na sua saliva, o seu bebê pode se infectar e, sendo recém-nascido, o sistema imune dele não é forte o suficiente para combater o vírus. Então é legal não exagerar né? Depois de algum tempo você já pode dar um beijinho no seu filhote sem problemas. Obrigado por ler o nosso blog. Beijos do dotô.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s